Seria Bolsonaro o símbolo do Antifrágil?

No livro “Antifrágil – coisas que se beneficiam com o caos” do escritor e matemático Nassim Nicholas Taleb, o autor diz que o resiliente RESISTE a impactos e permanece o mesmo, já o antifrágil FICA MELHOR, já que o progresso brota quando ESTAMOS EM APUROS.

Logo no início da leitura, na página 36, o autor diz que “a modernidade substituiu a ÉTICA pelo JURIDIQUÊS (te lembra algo?), e, com um bom advogado, a lei pode ser BURLADA.”

O livro prossegue afirmando que a primeira regra da ética é: “Se você testemunha uma FRAUDE e não denuncia, você é uma fraude.”
(te lembra alguém?)

E foi através da denúncia, do combate, dos apuros e das dificuldades que Bolsonaro chegou até aqui sendo O POLÍTICO DE DIREITA MAIS AMADO DO MUNDO.

Infelizmente, temos a ilusão de que o mundo funciona graças ao planejamento, às pesquisas e ao financiamento burocrático, mas há provas de que tudo isso é uma ilusão. O autor chama isso de ensinar pássaros a voar.

A direita no Brasil cresceu graças ao apetite por riscos de pessoas como Bolsonaro que, segundo o escritor, precisam de INCENTIVO, PROTEÇÃO e RESPEITO.

Bolsonaro está livre, a diferença é que o momento atual é de olhar ao redor com calma para deixar as coisas mais claras. Algumas pessoas ficam à espera da incerteza e a usam como matéria-prima. O antifrágil se beneficia da incerteza.

Taleb diz que os resultados não têm sentido sem esforços e as convicções sem a incerteza. Bolsonaro, com mais de 30 anos na vida política, passa por um período de incertezas.

Vale ressaltar que Taleb já fez declarações polêmicas das quais discordo (assim como George Owrel, autor de1984, que também era de esquerda), mas ao utilizar a teoria de um autor de esquerda para entender Bolsonaro, busco destacar a perspicácia do melhor presidente que o Brasil já teve.

imagem postada nas redes sociais no dia 25/02/2024

Bolsonaro não apenas demonstrou uma visão antifrágil, mas também uma liderança que, ao desafiar o consenso, revelou uma faceta de coragem e de compromisso com a soberania da escolha individual. Este paralelo inesperado entre as ideias de Taleb e as ações de Bolsonaro escancara uma habilidade notável de navegar com sucesso em tempos tumultuados, reafirmando sua posição como um líder resiliente e antifrágil.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

CADASTRE-SE!

ESTAMOS SENDO PERSEGUIDOS

E COM SEU CADASTRO PODEMOS ENTRAR EM CONTATO SE ALGO ACONTECER COM NOSSAS REDES