Etapa de Brasília das Paralimpíadas Escolares chega ao fim como “batismo” para 206 estreantes e vitória mineira

Competição classifica os três melhores de cada prova da natação e do atletismo e os dois melhores de cada categoria da bocha para a etapa nacional, no CT Paralímpico de São Paulo.

  • 15 agosto de 2022.

O primeiro regional das Paralimpíadas Escolares 2022 terminou, nesta sexta-feira (12.08), em Brasília (DF). As provas reuniram 308 atletas de dez Unidades Federativas. Desses, 206 eram estreantes em competições voltadas para atletas com deficiência em idade escolar. O estado de Minas Gerais foi o campeão. O Distrito Federal e Goiás conquistaram o segundo e terceiro lugares.

Com 39 pontos, Minas mostrou a força do estado que mais teve representantes estreantes. No atletismo e na natação, a equipe liderou o quadro de pontuação. Já na bocha, ficou em segundo lugar. Anfitrião da etapa regional, o Distrito Federal ficou em segundo no geral, com 30 pontos. Na bocha, conquistaram o primeiro lugar, segundo na natação e sexto no atletismo.

No período da manhã desta sexta (12.08), o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, acompanhou o desempenho da nova geração de atletas na piscina da Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal. “Mais do que medalhas, o que a gente leva do esporte é o intangível. Uma competição como esta visa incentivar a prática esportiva. É o que realmente importa. Todos os atletas são vencedores por estar aqui, buscando um propósito para o futuro e melhorando a qualidade de vida”, destacou Ronaldo Bento.

Na natação, um dos destaques foi Alan Walison, de 16 anos. Natural de Anápolis, ele representou o estado de Goiás. O jovem, que não tem os dois braços, está prestes a fazer a primeira viagem internacional. Ele vai integrar a delegação brasileira no Open Paraswimming – Argentina 2022, que será entre os dias 23 e 24 de setembro, em Buenos Aires.

“Vou competir nos 100m peito. Vai ser a primeira vez representando o Brasil em outro país. Espero ser uma inspiração para todas as pessoas que desejam dedicar a vida por uma causa boa como é o esporte”, disse Alan, que levou o ouro na prova.

Aos 12 anos, Renan Teixeira é um estreante que aprendeu a gostar do esporte dentro de casa. Com deficiência visual, ele começou as primeiras braçadas aos oito anos, inspirado pelo irmão Welson Júnior. Em Brasília, ele conquistou duas pratas: 100m costas e 50m livre.

Com os pódios, Renan garantiu vaga para representar a capital federal na etapa nacional em São Paulo. “O esporte é importante na minha vida. Ele faz com que eu saia de casa, conheça novas pessoas e faça exercício físico. O meu sonho é viajar para competir e representar o país em vários lugares”, conta o jovem atleta.

Conforme o regulamento das Paralimpíadas Escolares, os três primeiros de cada prova/classe da natação garantem vaga para disputar a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, que será realizada no mês de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, uma das principais estruturas esportivas de legado dos Jogos Rio 2016.

Além de Brasília, serão disputadas outras duas fases regionais. A cidade de Natal vai receber a regional Nordeste entre os dias 24 e 26 de agosto. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste, de 7 a 9 de setembro.

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades com grande número de inscritos na fase nacional: natação, atletismo e bocha. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores de cada região nas disputas de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. A estimativa é de que a competição tenha, ao todo, três mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

 

Veja mais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

© 2023 Carla Zambelli – Todos direitos reservados.