A deputada federal Carla Zambelli apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Procurador-Geral da República, denunciando uma evidente malversação de dinheiro público.
Nos documentos, Zambelli menciona uma reportagem do portal Uol sobre verbas ministeriais que foram liberadas para Araraquara e demais municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
No ofício , a deputada citou especialmente Araraquara, que recebeu R$ 96 milhões do Ministério da Saúde, superando cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre, que possuem uma população maior e enfrentam desafios mais complexos na área da saúde. Outro caso destacado foi o da cidade de Diadema, que obteve R$ 28 milhões a mais que o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, apesar das conhecidas dificuldades de segurança pública na região carioca.
Carla Zambelli expressou sua indignação ao comentar o caso: “As ações do governo Lula violam princípios constitucionais e apontam claramente para uma manobra para favorecer aliados políticos em detrimento de outras regiões necessitadas. O mais grave é que essa prática fere os princípios básicos da administração pública, prejudicando milhões de brasileiros que dependem desses recursos.”
A parlamentar ainda destacou que: “tais fatos são ainda mais graves por estarmos diante de eleições municipais, trata-se de um escândalo que interfere diretamente no pleito eleitoral”.
Gabinete Carla Zambelli