10 Ensinamentos de Olavo de Carvalho (Parte 2 – Final)

Ensinamento 6 – Capitalismo de Estado não é capitalismo

A JBS, como divulgado pela Forbes em junho do ano passado, está em fase de construção da maior fábrica do mundo de carne artificial. A empresa, que consolidou sua posição como monopólio no Brasil teve sua trajetória associada à conexões promíscuas com o governo do PT, envolvendo o BNDES.

https://forbes.com.br/forbesagro/2023/06/jbs-inicia-construcao-na-espanha-de-maior-fabrica-do-mundo-de-carne-cultivada/?amp

Alguns “especialistas” defendem o consumo de carne sintética como uma possível solução para a fome, tanto no Brasil quanto globalmente. No entanto, Olavo de Carvalho argumentou há mais de uma década que não são os avanços técnicos, mas sim o fim das ditaduras comunistas e fascistas que poderiam efetivamente erradicar a fome. Apesar de críticas que sugerem a idolatria de Olavo de Carvalho pelos Estados Unidos, o depoimento no vídeo a seguir contradiz essa afirmação. Em 2011, ele alertou sobre os riscos que os EUA corriam ao seguir modelos fascistas de regulamentação, desmentindo qualquer adoração incondicional.

Pois bem, em 2020, a BBC informou sobre os “piores índices de pobreza do mundo desenvolvido” nos EUA, corroborando os alertas anteriores de que Olavo tem razão.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53562958

Ensinamento 7- A esquerda trabalha para controlar o fluxo de informações e mantém agentes para propagar leis de censura

Em 2018, Cristina Tardaglia, fundadora da agência de checagem Lupa, participou de uma live com dois colegas jornalistas, abordando a aparente falta de interesse da população no jornalismo profissional (vídeo abaixo).

Naquele dia, uma das sugestões discutidas para mitigar esse desinteresse foi a regulação das redes sociais. Quem sabe a direita pare de crescer na internet?

Já em 2022, a fundadora da Lupa, ao expressar sua opinião via Twitter, repreendeu publicamente o deputado petista Orlando Silva por não incorporar sugestões dela e de outros jornalistas no PL 2630, o PL da Censura. O parlamentar é relator do Projeto.

No ano seguinte, Orlando Silva fundamentou o tal PL da Censura usando um relatório fajuto de 75 páginas sobre “desinformação socioambiental”, produzido pela NetLab da UFRJ. O suposto “estudo científico” menciona meu nome, alegando que propago “desinformação sobre questões climáticas”.

Notavelmente, as supostas falsidades destacadas coincidem com informações previamente divulgadas pela velha mídia, como biopirataria, influência do Agro no Brasil e tentativas de invasão estrangeira na Amazônia. Há 19 anos, Olavo de Carvalho alertou sobre a ambição de certos grupos em se tornarem agentes de transformação social, controlando o fluxo de informações em busca do poder.

Ensinamento 8 – Fale com a alma

Outra aprendizado de Olavo que levo pra vida é tentar me expressar com o coração. Ele é autor da frase:

“Quando ouvir um homem público falando, verifique-se a voz dele é de um cargo ou de uma alma humana. Na primeira hipótese, não acredite em nada do que ele diz”

Na semana do falecimento de Clériston da Silva, o Clezão, recebi um chamado de última hora para um ato em homenagem ao guerreiro. Os assessores se prontificaram a criar um discurso, mas como sempre, recusei qualquer roteiro. Confesso que, por vezes, em ambientes públicos, atropeço nas palavras, falo demais, mas jamais permiti seguir roteiros fabricados. Olavo me ensinou que uma pessoa pública deve falar com a alma. A verdade é que, naquele momento do discurso, minhas palavras foram uma tentativa desajeitada de me sintonizar com os sentimentos daquela família. E, quando as palavras falham, é porque a alma também está ferida. O luto ecoava nas entrelinhas do meu discurso, uma expressão de um coração que buscava se conectar com a dor da perda e a luta pela justiça.

Ensinamento 9 – O Feiticeiro e Sua Magia

No ano passado, minha vida tomou um rumo inesperado, marcado por internações, uma delas revelou um quadro alarmante de burnout, uma espécie de pane no meu organismo devido à exaustão provocada por perseguições incessantes. Naquela época, recordo-me vividamente de ser acusada de ” fazer mi mi mi” quando a notícia da minha condição se espalhou. Em um momento de fragilidade no hospital, recebi um vídeo inspirador de Olavo de Carvalho, que indicou a leitura de um artigo intitulado “O Feiticeiro e Sua Magia”. Imersa naquele material, compreendi, mais do que nunca, a necessidade de desconsiderar as ofensas daqueles que, por vezes, se empenham em minar nossas forças. Foi um ponto de virada importante para minha saúde física e espiritual.

Ensinamento 10- Às vezes, o mais importante para se comunicar é massificar alguns conceitos e traduzir para o maior número de pessoas

Para concluir os 10 ensinamentos em memória de Olavo, compartilho alguns trechos do depoimento de Pedro Augusto, ex-aluno do Professor (com P maiúsculo) que soube definir o impacto duradouro que Olavo de Carvalho deixou para o Brasil.

Clique no link abaixo e veja a primeira parte:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

CADASTRE-SE!

ESTAMOS SENDO PERSEGUIDOS

E COM SEU CADASTRO PODEMOS ENTRAR EM CONTATO SE ALGO ACONTECER COM NOSSAS REDES